O que é uma Doula?

Diante do atual modelo obstétrico, mulheres que desejam ter um parto respeitoso para si e seus bebês podem contar com a figura da Doula. Esse nome grego, tão antigo quanto esse povo, significa aquela que serve.


A Doula é uma mulher que conhece o sistema obstétrico e ajuda a mulher a construir a possibilidade de seu parto. Ela não é uma parteira, ela não faz exame de toque ou dá qualquer diagnóstico. É a pessoa que segura nas mãos, que massageia as costas durante a contração, que cuida do ambiente para manter o mais harmônico possível para a parturiente. Procura negociar com a equipe formas de possibilitar que os desejos da mulher sejam atendidos

Antes do Parto, a Doula ajuda tirando dúvidas, desfazendo mitos, oferecendo o suporte físico e emocional para a gestante.


Quais as vantagens de ter uma doula?


A doula é parceira da mulher na busca por um parto ativo, respeitoso e protagonizado.

Informações fornecidas pela doula durante a gestação reforçam a capacidade física da mulher de ter um parto o natural possível, a empoderando para lutar pelo que deseja vivenciar.

De acordo com estudos a atuação da doula durante o parto pode:

- reduzir em 50% as taxas de cesárea
- em 20% a duração do trabalho de parto
- em 60% os pedidos de anestesia
- em 40% o uso da ocitocina
- em 40% o uso de fórceps.

Além disso a mulher que tem o acompanhamento de uma doula tem uma experiência mais positiva do parto, tem sua auto estima e auto confiança elevadas, se recupera melhor e amamenta mais!

Fonte: "Mothering the Mother" Klaus, Kennel & Klaus, 1993